Home > pessoal, softwares > Road Show TI 2010: Adobe CS5

Road Show TI 2010: Adobe CS5

abril 13th, 2010 Leave a comment Go to comments

A terceira palestra do Road Show TI foi a mais empolgante até agora, parte pela consultora da Adobe, Ana Laura, que estava eufórica para apresentar a versão CS5 dos softwares da empresa, como o produto em si que em alguns momentos deixou a platéia boquiaberta.

O Adobe Creative Suite 5 foi lançado ontem, foi a primeira apresentação da nova versão do pacote autorizada pela empresa, no caso a palestrante exibiu os recursos em uma versão beta.

CS5 está disponível em português brasileiro, assim como a CS4, agora com versões 64 bits, o que em conjunto com uma boa quantidade de memória pode elevar o desempenho dos softwares do pacote.

Foram mostradas algumas ferramentas da Adobe que eu não sabia da existência, como o próprio site Acrobat.com, que permite trabalho colaborativo gratuitamente (à la Google Docs) com suporte a videoconferência; Kuler que é serviço que facilita a escolha de cores de layout para sites, basta digitar um tema ou sentimento (segundo a palestrante) para quando o desenvolvedor estiver sem criatividade.

No Dreamweaver foi adicionado um recurso que permite visualizar como o site ficará em diversas plataformas (Windows, Mac, Linux, mobile) e diversos navegadores (como o famigerado Internet Explorer), sem que seja necessário possuir várias máquinas.

Com o Illustrator a consultora mostrou novas funcionalidades, como um melhoramento com recursos 3D, além de um leque de novidades com manipulação de imagens.

O clímax da noite foi mesmo o Photoshop CS5, em um determinado momento foi selecionada uma foto em que havia um cidadão em frente à um muro de tijolos, a palestrante selecionou o individuo, dois ou três cliques depois e alguns segundos de processamento, ele sumiu só restando o fundo de tijolos, aí só se ouvia “Oloco”, “Uooou”, “Macuuumba!” by Eduardo Souza, “É coisa do tinhoso” by Kaio Augusto,  “Uatárreu?!?” by eu. Resumindo, o algoritmo do software criou parte do background sem nenhuma alteração manual. #MEDO

Ainda com o Photoshop, foi usada uma função que possibilita manusear a estrutura de uma figura, foi escolhida uma imagem com um elefante, foi possível mexer com a tromba, lembrando que não se tratava de um objeto 3D e sim uma foto, o que gerou pensamentos impuros em parte da platéia. 😀

Deixo aqui um link citado com vídeo aulas oficiais dos produtos Adobe, a Adobe TV.

Hoje ocorre a última palestra do ciclo, com o tema “Redes Wireless 802. 11n”, amanhã tem post aqui no Nove sobre ela.

BÔNUS: Mais uma vez o colega Kaio Augusto se supera, ao notar os trejeitos da consultora, solta um  “A tia é geek!”

Categories: pessoal, softwares Tags: , ,